II Semana Acadêmica – 2019 – Programação

Terça – 29/10
14:00 às 16:00 – Palestra: Aprendizado de Máquina na Prática – Marilton Sanchotene de Aguiar
Marilton Sanchotene de Aguiar possui doutorado em Ciência da Computação (UFRGS, 2004). É professor da UFPEL nos âmbitos do Programa de Pós-graduação em Computação (níveis mestrado e doutorado) e dos cursos de Ciência e Engenharia de Computação.
Resumo: aprendizado de máquina, subconjunto da inteligência artificial, é o estudo de algoritmos e modelos estatísticos que os sistemas computacionais usam para executar uma tarefa específica baseando-se em padrões e inferência a partir de dados de amostra, conhecidos como “dados de treinamento”, para fazer predições ou decisões sem ser explicitamente programado para executar tal tarefa. A palestra será dividida em dois momentos. Primeiramente serão apresentados os principais conceitos teóricos relacionados com o tema, tais como: o que é, quais objetivos, pontos-de-vistas comercial e científico, desafios, atributos e qualidade dos dados. Em um segundo momento, serão apresentados exemplos práticos do uso da ferramenta WEKA em problemas de regressão, classificação, clustering e filtragem colaborativa.

16:00 às 16:15 – Intervalo

16:15 às 17:45 – Palestra: Introdução à Robótica – Paulo Roberto Ferreira Júnior
Paulo Roberto Ferreira Júnior possui doutorado em Ciência da Computação (UFRGS, 2008). É professor do Programa de Pós-Graduação em Computação em níveis de mestrado e doutorado da UFPEL.
Resumo: a palestra apresentará os fundamentos da área de robótica, focados na robótica móvel, abordando os principais conceitos e discutindo os últimos avanços e desafios da área.


Quarta – 30/10
14:00 às 15:00 – Palestra: Introdução à Data Science e Big Data – Emanuel Marques Queiroga
Emanuel Marques Queiroga possui mestrado em Ciência da Computação (UFPEL, 2017) e, atualmente, é doutorando em Ciência da Computação na UFPEL. No IFSUL/CAVG, desenvolve atividades como Analista de Tecnologia da Informação.
Resumo: diferentemente de outras épocas da humanidades, atualmente não só os humanos têm a capacidade de gerar dados. A todo instante milhares de equipamentos como relógios, celulares, veículos, geladeiras, sistemas bancários, climáticos, entre outros, estão gerando e trocando um volume inimaginável de dados. Em uma era cada vez mais digital, onde a capacidade de geração de dados dobra a cada dois anos, big data apresenta-se como uma alternativa para coleta e armazenamento de grandes volumes de dados. Porém, é necessário analisar esses dados para que possamos extrair o máximo possível de informações, esse processo chama-se Data Science (DS). Também conhecida como mineração de dados, data science é uma área de estudo que busca analisar dados gerados em diferentes contextos com o objetivo de extrair informações relevantes. Os principais processos são a coleta, pré-processamento, análise, identificação de padrões e, quando necessária, a aplicação de machine learning para geração de modelos de predição. Diversos rankings nacionais e internacionais apontam que profissionais de Big Data e Data Science estão entre os dez mais buscados no Brasil e no mundo demonstrando a importância desses processos no mundo atual. Assim, nesta palestra pretendemos discorrer sobre a importância da big data e data science no contexto atual e introduzir conceitos básicos sobre ambos.

15:00 às 17:45 (16:00 às 16:15 – Intervalo) – Minicurso: Introdução à Robótica com ROS – Kristofer Stift Kappel
Kristofer Stift Kappel possui graduação em Ciência da Computação (UFPEL, 2018) e, atualmente, é doutorando em Ciência da Computação na UFPEL. É bolsista CAPES em projeto com a empresa Freedom Veículos Elétricos.
Resumo: o ROS (Robot Operating System) é um framework dedicado para facilitar o desenvolvimento de projetos de robótica. A integração com uma extensa coleção de bibliotecas, simuladores e robôs no mercado já compatíveis com o framework, apoiado por uma vasta comunidade, independência de linguagem de programação específica e padronização para facilitar o reuso, o ROS se torna uma ferramenta indispensável para quem tem interesse na área de robótica. O minicurso tem o objetivo de apresentar a ferramenta, dar uma visão geral de aplicações através de exercícios que demonstram as funções básicas do ROS e introduzir os principais conceitos e motivos que tornaram o ROS tão extensamente utilizado pela indústria e academia.


Quinta – 31/10
14:00 às 15:00 – Relato de Experiência: Estágio no Instituto Politécnico de Bragança – Alunos do CT em Desenvolvimento de Sistemas
Resumo: Alunos do quarto semestre do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas irão apresentar um relato dos diferentes aspectos que envolveram o estágio realizado em Portugal, no Departamento de Informática e Gestão, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Bragança, nos meses de fevereiro, março e abril deste ano.

15:00 às 17:45 (16:00 às 16:15 – Intervalo) – Minicurso: Introdução ao Git – Gustavo Ludtke da Silva
Estudante do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Possui experiência em desenvolvimento de sites e atualmente trabalha na Nodo Digital como desenvolvedor iOS.
Resumo: Git é um sistema de controle de versões distribuído, utilizado para registrar o histórico de edições de qualquer arquivo. O minicurso mostrará o passo a passo de como utilizar a ferramenta em seus projetos pessoais ou empresariais, indo desde a instalação, passando por visibilidade de arquivos, controle de ramificações e exemplos práticos.